A cada rodada o jogador que tiver a maior quantidade de pontos na sala (em algumas rodadas 2 jogadores com as maiores pontuações, ou nenhuma) é escolhida para ser oShaman. O Shaman é um guia para os outros ratos da sala, ele deve levar o máximo possível de ratos para pegar o queijo e levá-lo em segurança de volta para a toca, para isso ele ganha a habilidade especial de invocar itens (leia abaixo sobre), com esses itens, o shaman da rodada pode fazer construções, ponte, elevadores, enfim, até onde a criatividade dele permitir para auxiliar os ratos no seu caminho ao queijo ou simplesmente matá-los. Cada rato que pega o queijo e entra na toca o shaman da rodada ganha um rato salvo, com certas quantidades de ratos salvos o jogador pode desbloquear títulos
Itens do Shaman
A maioria destes objetos podem ser colocados com vários pregos diferentes que podem afetar o comportamento deles mesmos. A tecla “B” é o prego vermelho: é um ponto fixo (com o plano de fundo), com esse prego o objeto pode girar livremente, mas continuará sempre preso. A tecla “C” vai colocar um prego amarelo duro (que não roda muito), esse prego serve como uma junção caso você queria prender em outra madeira. A tecla “V” irá colocar um prego frouxo (de rotação, mas que não é preso no plano de fundo), que também se liga à um outro objeto já existente. A tecla “N” vai colocar um prego de motor (que gira automaticamente) no sentido horário, ligando o prego em um outro objeto já existente. Pressionando um prego repetidamente mudará a sua posição sobre o objeto e pressionado o prego com motor repetidamente mudará a sua posição e o sentido de rotação.
Os objetos podem ser também transparente, permitindo que os ratos (mas não outros objetos) possam passar por eles, pressionando a tecla espaço. Os itens podem ser colocados, clicando em seu ícone ou pressionando a tecla de atalho.
Os objetos podem ser também transparente, permitindo que os ratos (mas não outros objetos) possam passar por eles, pressionando a tecla espaço. Os itens podem ser colocados, clicando em seu ícone ou pressionando a tecla de atalho.
Item | Atalho | Exemplo de utilização | Troll |
Bigorna | 7 | Um peso, contrapeso, bloqueio da passagem, trampolim imóvel. |
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Bola | 8 | Exploda em alguns mapas para lançar os ratos para um ponto mais alto. |
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Caixa Grande | 6 | Um peso e um trampolim |
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Caixa Pequena | 5 | pesa insignificante ou contrapeso | |
Seta | 1 | Direcionar os ratos a um determinado lugar ou a uma determinada direção. |
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Bola para baixo | * | Libertar ratos presos em armadilhas | Jogar os ratos para fora do mapa, plataforma de “freio” necessária. |
Bola para esquerda | * |
| Jogar os ratos para fora do mapa |
Bola para a direita | * | Uma bola de canhão que dispara para a direita apenas.
| Jogar os ratos para fora do mapa |
Tábua pequena | 8 | É utilizada para criar pequenas ponte, ou realizar uma subida. | bloquear corredores estreitos ou até mesmo a toca. |
Tábua grande | 9 | Ponte para distâncias muito longas ou se proteger das bombas. Você pode criar elevadores, balanços, escada, catapultas, etc (Use sua imaginação) | Bloquear o movimento Criar uma ponte falsa |
Trampolim | * | Permite que o usuário salte para um ponto mais alto. | Jogar os usuários para fora do mapa, trampolim peculiar |
2 | Pode ser usado em qualquer lugar e empurrar objetos ou usuários ao redor.Você pode usar esse espírito em si mesmo para dar saltos longos. | Se as pessoas estão presas em uma borda distante um espírito pode lança-los | |
Balão | 3 | Levantar objetos ou ratos para acima. Se os ratos são juntos, o ultimo rato que se moveu recebe um balão. | Levantar de coisas necessárias para fora do mapa. Levantar os ratos enjaulados para as suas mortes. Levantar camundongos AFK para a morte. |
Teletransporte Entrada – Saída | * | Teletransportar ratos para outro local. Teletransportar objetos para outro local. | Colocar um portal em baixo do chat e atrair os ratos para a morte. |
Conjuração | * | Criação de uma ponte Criação de uma rampa | Fazer uma armadilha para os ratos Atrair os ratos para a morte |